Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizPereiradeSouzaSobrinho.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso do Scrum em um processo de gestão de demandas de desenvolvimento de software por terceiros para um órgão público federal brasileiro
Autor(es): Souza Sobrinho, Luiz Pereira de
Orientador(es): Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Assunto: Software - desenvolvimento
Terceirização
Product Owner
Administração pública
Contratos administrativos
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 23-Ago-2014
Referência: SOUZA SOBRINHO, Luiz Pereira de. Uso do Scrum em um processo de gestão de demandas de desenvolvimento de software por terceiros para um órgão público federal brasileiro. 2014. 107 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O governo federal brasileiro é um grande consumidor do serviço de desenvolvimento software através de contratação, que necessita de insumos para auditoria e gestão contratual o que induz a um processo de desenvolvimento de software dirigido a planos baseados no modelo Cascata, tanto no Brasil como em outros países do mundo. Porém com o aumento da popularidade das metodologias ágeis de desenvolvimento de software tem-se encontrado iniciativas de adequação destas ao ambiente contratual, inclusive no Brasil, como alternativa ao desenvolvimento cascata ou baseado no RUP. Reconhecendo o Scrum como a mais emblemática representante das metodologias ágeis, o complexo contexto legal para contratações no Brasil e dados os relatos acadêmicos de adaptação e combinação desta metodologia com outras, este trabalho utiliza um estudo de caso de um órgão público federal brasileiro para, dadas as características deste órgão, propor as adaptações necessárias ao contexto de contratação no setor público federal brasileiro Dentre as adaptações definidas destacam-se os eventos voltados ao Product Owner, a proposta do papel do Product Owner Partner (POP), além de outras adaptações em artefatos mantendo-se o foco do desenvolvimento no produto de software com o mínimo de documentação exigida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons