Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8204
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GustavoMottaAraujo.pdf573,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indivíduos, pessoas e soberanias : uma análise do caso Battisti e das relações entre Estados-Nação
Autor(es): Araujo, Gustavo Motta
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Extradição
Relações internacionais
Soberania
Nacionalismo
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 22-Ago-2014
Referência: ARAUJO, Gustavo Motta. Indivíduos, pessoas e soberanias: uma análise do caso Battisti e das relações entre Estados-Nação. 2014. iv, 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Disputas de poder e prestígio entre nações que não estão em situação de conflito declarado ocorrem em diversas esferas, seja ela econômica, política, de capacidade de produção e compra de artigos militares, recursos ambientais, técnicos, humanos, etc. [...] Muitas vezes, atitudes por parte de um Estado podem criar situações de desconforto para uma ou ambas as partes e gerar um ambiente hostil entre elas, mas que não irão levar a uma situação de guerra, devendo ser tratada através de uma resolução diplomática. [...] O caso Battisti chamou atenção especialmente após o termo soberania entrar em cena na mídia, tendo sido citado por autoridades italianas e brasileiras ao longo do processo de extradição e por vezes de forma mais enfática após a decisão final sobre o caso proferido pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Baseado em fatos históricos e conteúdos acadêmicos ministrados no curso de ciências sociais o objetivo deste trabalho e apresentar definição de soberania e nacionalismo e analisar o caso Cesare Battisti.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons