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Título: Sistema fotovoltaico aplicado ao Centro de Ensino Médio 417 do DF : um estudo de caso
Autor(es): Queiroz, Leonardo Leandro Galdino de
Orientador(es): Silveira, Cristina de Abreu
Assunto: Sistema fotovoltaico
Eficiência energética
Energia elétrica - produção
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: 20-Mar-2014
Data de publicação: 22-Ago-2014
Referência: QUEIROZ, Leonardo Leandro Galdino de. Sistema fotovoltaico aplicado ao Centro de Ensino Médio 417 do DF: um estudo de caso. 2014. 83, v f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A geração fotovoltaica vem sendo cada vez mais inserida no ambiente urbano integrada principalmente a edificações comerciais e industriais, nas quais os picos de carga e de geração fotovoltaica costumam ser geralmente coincidentes. Apesar disso, a tecnologia fotovoltaica é pouco difundida e esse desconhecimento faz com que usuários potenciais, inclusive no âmbito residencial, não optem por esses sistemas operando de forma isolada ou integrada à rede elétrica da concessionária local para suprir suas cargas. Esse trabalho se propõe a apresentar uma breve descrição dos principais componentes dos sistemas fotovoltaicos, bem como a metodologia mais utilizada no dimensionamento desses sistemas, sejam eles ligados à rede ou autônomos. Nesse estudo essa metodologia será aplicada a um Estudo de Caso, o Centro de Ensino Médio 417 localizado em Santa Maria – DF, com o objetivo de reduzir a energia comprada à concessionária, além de contribuir para a conscientização de alunos, professores e da sociedade sobre a importância do uso de fontes limpas e renováveis na geração de energia. Essa proposta considerou, além da quantidade de equipamentos que compõe os sistemas fotovoltaicos, o projeto de uma estrutura no estacionamento da escola para a acomodação desses equipamentos. Foram feitas simulações com o software Homer com os dados de radiação solar coletados da estação da FGA-UnB, situada a 5 km do CEM-417. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The photovoltaic generation is increasingly being inserted into the urban environment, predominantly in commercial and industrial buildings, in which the peak load and the photovoltaic generation tend to be generally coincident. Nevertheless, the photovoltaic technology is not broadly explored and it is unacquainted to potential users, including in the domiciliary domain, who due this lack of knowledge does not adopt PV systems, but isolated systems that may or may not be integrated with the grid of the local power company to supply their energy consumption. This work aims to present a brief description of the main components of photovoltaic systems, in addition the methodologies that are mostly used in the dimensioning of these systems, whether they are connected to the grid or independent. In this study, this methodology will be applied in a case study, the Teaching Center 417 located in Santa Maria - DF, with the goal of reducing energy purchased the dealership, in addition to contribute to the awareness of students, teachers and society about the importance of using clean and renewable energy sources in power generation. This proposal considered the amount of equipment that composes the PV systems, including the project of a structure in the school’s parking lot for the accommodation of the required equipment. Simulations were made with the software Homer, using solar radiation data collected from the FGA-UNB station located 5 km from the CEM-417.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2014.
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