Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_WalissonFranciscoBarbosaCarvalho.pdf824,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de educandos da rede pública urbana e rural sobre os mamíferos do Cerrado
Autor(es): Carvalho, Walisson Francisco Barbosa
Orientador(es): Costa, Elizabeth Maria Mamede da
Assunto: Cerrado
Mamíferos
Ciências - estudo e ensino
Diversidade biológica
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 20-Ago-2014
Referência: CARVALHO, Walisson Francisco Barbosa. Percepção de educandos da rede pública urbana e rural sobre os mamíferos do Cerrado. 2014. [19] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O bioma cerrado é considerado o segundo maior do Brasil e abriga uma grande diversidade de fauna e flora, porém, esse bioma vem sofrendo com o desmatamento e grandes áreas estão sendo utilizadas em atividades agropastoris. A conscientização individual e coletiva vinculada ao conhecimento dos recursos naturais são a chave para conservação do Cerrado. Por isso, o ensino de ciências é tão importante para ensinar e despertar o interesse dos educandos, das escolas, para a valorização da biodiversidade do cerrado. O objetivo desse trabalho foi analisar a capacidade dos educandos do ensino fundamental de Planaltina - DF e Sobradinho - DF, em reconhecer mamíferos que frequentam o Bioma Cerrado, avaliar se há diferenças de respostas, entre alunos que frequentam a escola rural e a escola urbana. Os dados foram obtidos através de pesquisa de campo exploratória quanti-qualitativa. Os alunos da área rural reconheceram o maior número de mamíferos que os da área urbana. Os mais reconhecidos foram o tatu e lobo guará, enquanto que os menos conhecidos foram os aquáticos, tais como a lontra e a ariranha. Em relação às imagens de mamíferos exóticos, o conhecimento dos alunos da área urbana foi maior do que os alunos da área rural, provavelmente, devido a influência dos meios de comunicação TV e internet. A intervenção foi positiva, pois além de proporcionar oportunidade dos alunos aprenderem sobre os mamíferos do Cerrado de forma divertida, de maneira geral evidenciou que os alunos conhecem pouco a fauna de mamíferos do cerrado.
Abstract: The Cerrado is considered the second largest biome in Brazil, sheltering a great diversity of fauna and flora. However, this biome has suffered the effects of deforestation. Furthermore, large areas are being used for agropastoral activities. However, the conservation of the Cerrado depends on the individual and collective awareness. Therefore, natural sciences education is so important to sharpen and enhance the knowledge on the biodiversity of the Cerrado by students of primary school in urban and rural areas. The objective of this study is to analyze the ability of the students of elementary school in Planaltina-DF and Sobradinho- DF, to recognizing mammals that belongs to Cerrado, evaluating whether there are differences in student’s answers from rural and urban schools. The data showed that rural area students recognized a greater number of mammals than students from urban area. Among the presented animals, the armadillo and maned wolf were more often recognized, while less recognized were the aquatic animals: otter and giant otter. Most cerrado mammals cited in the survey, in relation to the images of exotic mammals, the urban area students' knowledge was higher than in the rural area students to learn about the mammals of the Cerrado in a fun way, in general showed that students know little about the fauna of Cerrado mammals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons