Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdrianodaSilvaLeones.pdf808,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões do ensino de astronomia segundo os PCN e as orientações curriculares em Planaltina DF
Autor(es): Leonês, Adriano da Silva
Orientador(es): Brito, Paulo Eduardo de
Coorientador(es): Guimarães, Eliane Mendes
Assunto: Astronomia
Ciências - estudo e ensino
Ciências - material didático
Currículo escolar
Ensino fundamental
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 19-Ago-2014
Referência: LEONÊS, Adriano da Silva. Reflexões do ensino de astronomia segundo os PCN e as orientações curriculares em Planaltina DF. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade fazer uma reflexão e análise dos PCN’s e das Orientações Curriculares do DF com relação ao ensino de astronomia no ensino fundamental nas escolas de Planaltina-DF. Aplicou-se um questionário aos professores da rede pública de ensino, com o objetivo de analisar e verificar a formação acadêmica dos docentes, sobre a importância do ensino de astronomia e da utilização dos recursos didáticos tanto para o ensino, como para o aprendizado dos alunos. Realizou-se uma análise dos conteúdos que se recomenda trabalhar em astronomia, dando enfoque principal aos 3º e 4º ciclo do ensino fundamental. Este estudo mostrou um descompasso entre os PCN, o currículo da secretaria de educação do DF e também dos professores do ensino fundamental. Mostrou também que isso ocorreu muito em função do fator histórico na formação atual dos docentes, e que os recursos utilizados são úteis para o aprendizado, quando acessível.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons