Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GisleideBezerraPereira.pdf443,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatório técnico de Estágio 3 no Núcleo de Dermatologia Sanitária-NDS/GEDCAT/DIVEP/SVS/SES-DF na coordenação do Programa de Controle da Hanseníase do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Gisleide Bezerra
Orientador(es): Sanchez, Mauro Niskier
Assunto: Hanseníase
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 19-Ago-2014
Referência: PEREIRA, Gisleide Bezerra. Relatório técnico de Estágio 3 no Núcleo de Dermatologia Sanitária-NDS/GEDCAT/DIVEP/SVS/SES-DF na coordenação do Programa de Controle da Hanseníase do Distrito Federal. 2014. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A hanseníase é uma infecção crônica, causada pela bactéria Mycobaterium leprae, transmitida ao ser humano pela liberação do bacilo no ar, possui baixa letalidade, e um forte poder de preconceito e estigma social devido às sequelas em estágio mais avançados. O Ministério da Saúde tem o compromisso de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública até 2015. Com isso, este relatório tem o objetivo de analisar a situação da hanseníase no Distrito Federal bem como subsidiar a elaboração do plano de controle da hanseníase no DF. O relatório foi desenvolvido a partir da vivência na disciplina Estágio Supervisionado 3, no Núcleo de Dermatologia Sanitária-NDS na Diretoria de Vigilância Epidemiológica-DIVEP utilizando como consulta relatórios de ações de controle da Hanseníase realizadas no DF, bem como dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), Planos de controle da hanseníase de outros municípios, artigos científicos e reportagens. A eliminação da doença enquanto problema de saúde pública em nível nacional baseia-se essencialmente no aumento da detecção precoce e na cura dos casos diagnosticados. Isso também se aplica ao nível Distrital, e para que essas ações sejam realizadas deve-se investir em capacitação profissional, educação em saúde e tecnologias de informação em saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Gestão em Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons