Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8165
Título: | Perspectivas do teatro de bonecos na educação infantil : uma experiência na Escola Maria Aucilene Calixto Alves |
Autor(es): | Silva, Maria Celiuda Mourão da |
Orientador(es): | Oliveira, Joana Abreu Pereira de |
Assunto: | Teatro de fantoches Educação de crianças Educação artística |
Data de apresentação: | 5-Dez-2013 |
Data de publicação: | 16-Ago-2014 |
Referência: | SILVA, Maria Celiuda Mourão da. Perspectivas do teatro de bonecos na educação infantil: uma experiência na Escola Maria Aucilene Calixto Alves. 2013. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Tarauacá-AC, 2013. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a discutir a importância do teatro de bonecos na Educação Infantil. O foco da investigação foi a Escola Maria Aucilene Calixto Alves. Considerando que as artes, de uma maneira geral, são essenciais na educação para o desenvolvimento integral dos sujeitos, procurou-se entender como acontece o ensino nessa modalidade nessa escola e os motivos de ela não utilizar o teatro de bonecos na disciplina de artes. Para obter respostas às indagações que surgiram, buscou-se apoio em autores como Japiassu, Ana Mae Babosa, Ana Maria Amaral, Fernando Augusto, Humberto Braga. Além do referencial teórico, a pesquisa utilizou métodos de intervenção direta com realização de oficinas com os educandos e a aplicação de questionários dirigidos aos Professores e Coordenadores da Escola Maria Aucilene Calixto Alves. Entende-se que as representações com bonecos nas Escolas pode ser um instrumento importante para o desenvolvimento integral dos alunos, visto que refletem os aspectos culturais, políticos e religiosos de forma mágica. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2013. Curso de Licenciatura em Teatro a Distância. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons