Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosJesuinodeOliveira.pdf701,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização de nanomateriais por difração de raios X
Autor(es): Oliveira, Marcos Jesuino de
Orientador(es): Souza, Renata Aquino da Silva de
Assunto: Raios X
Nanotecnologia
Fluidos magnéticos
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 16-Ago-2014
Referência: OLIVEIRA, Marcos Jesuino de. Caracterização de nanomateriais por difração de raios X. 2011. [16] f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso abordou os temas: difração de raios X, sólidos cristalinos, e caracterização estrutural de nanopartículas de fluidos magnéticos. De fato, foram estudados os conceitos, a utilização e um pouco da história da aplicação da técnica de difração de raios X no estudo de nanopartículas cristalinas. Inicialmente, sintetizamos experimentalmente a ferrita de manganês por coprecipitaçãoo hidrotérmica, que foi posteriormente caracterizada por difração de raios X. Este método de síntese permite obter partículas na escala nanométrica, da ordem de uma dezena de nanômetros, sendo estas então suscetíveis de serem peptizadas em meios líquidos portadores e gerar um fluido magnético estável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons