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Título: Educação ambiental e interdisciplinaridade : um olhar sobre as escolas de Planaltina-DF
Autor(es): Araújo, Amanda Nunes de
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 10-Abr-2014
Data de publicação: 15-Ago-2014
Referência: ARAUJO, Amanda Nunes de. Educação ambiental e interdisciplinaridade: um olhar sobre as escolas de Planaltina-DF. 2014. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Essa pesquisa busca os elementos interdisciplinares nos trabalhos de EA em uma amostra selecionada de escolas de Planaltina-DF. O problema que move esta pesquisa é se as escolas que dizem utilizar Educação Ambiental o fazem nas disciplinas e no dia-a-dia da escola, ou se essa EA se restringe ao mero discurso. As escolas possuem potencial para desenvolver projetos, muitas já desenvolveram, porém estes ficam restringidos pela falta de interesse e suporte das escolas. O objetivo geral, como já citado, é verificar se a Educação Ambiental é realizada em observância ao seu princípio interdisciplinar ou se este fator não é observado. A metodologia utilizada foi além da revisão bibliográfica, a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os alunos responderam ao questionário enquanto que o professor responsável por desenvolver a EA na instituição concedeu a entrevista. Os resultados ao final das observações foi que há uma diferença nas respostas de alunos e professores, porém não como o esperado. Contradizendo as expectativas os alunos deram respostas positivas em relação à Educação Ambiental praticada na escola, enquanto que a dos professores foi mais realista e bem menos otimista. Isso pode se dever a falta de conhecimento acerca da Educação Ambiental e suas peculiaridades por parte dos estudantes. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Research aims to look for elements thatindicate if there is or not environmental education at schools in Planaltina-DF. The problem behind this research is if these schools who says utilize EA, really apply it among the school subjects and every day at school or if this EA is limited to a speech. The schools has potential to develop projects, many developed, but it gets restricted because the lack of interest and support for schools. The general objective is to verify if the Environmental Education is carried out in compliance with the principle interdisciplinar or if this factor its not observedThe methodology used was biographical review, questionnaire application and semi-structured questionnaire. Some students answered white a responsible EA teacher replied another questionnaire. The results showed there are differences among the students and teachers answers, however not as a presupposition. Contradicting the student's expectation, their answers were very positive, while the teacher's answer was realistic and less optimistic. This can be the lack of knowledge about environmental education and its peculiarities by the students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2014.
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