Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_FláviaSá_MarianaAltoe.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Radiodifusão sonora digital para freqüências inferiores a 30 MHz
Autor(es): Sá, Flávia Xavier Cirilo de
Altoé, Mariana Olivieri Caixeta
Orientador(es): Abdalla Júnior, Humberto
Assunto: Radiodifusão
Rádio digital
Data de apresentação: Dez-2003
Data de publicação: 8-Fev-2010
Referência: SÁ, Flávia Xavier Cirilo de; ALTOÉ, Mariana Olivieri Caixeta. Radiodifusão sonora digital para freqüências inferiores a 30 MHz. 2003. 96 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: A modernização das emissoras de rádio AM através da digitalização da transmissão do sinal está sendo feita em alguns países e deve, em breve, ser expandida para todo o mundo. Como um dos sistemas de telecomunicações mais antigos e populares do mundo, as emissoras de rádio AM terão melhores condições de concorrência depois de digitalizadas, pois a qualidade do áudio é superior à que se tem com as atuais transmissões analógicas e novos serviços serão oferecidos aos usuários. Este trabalho consiste em um estudo dos sistemas de radiodifusão sonora digital terrestre desenvolvidos para operar na faixa de freqüências inferior a 30 MHz, ou seja, na faixa de rádio AM. Os sistemas abordados são: DRM (Digital Radio Mondiale) e IBOC AM (In Band On Channel – Amplitude Modulation). Além das características técnicas dos sistemas são mostrados os resultados dos testes desenvolvidos com cada um deles e as alterações que devem ser feitas nos transmissores e antenas para implantação dos mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.816
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.