Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarciaConceicaoRochaLima.pdf642,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções de ligações químicas dos estudantes que ingressam no ensino médio
Autor(es): Lima, Márcia Conceição Rocha
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ligações químicas
Estudantes do ensino de segundo grau
Química - estudo e ensino
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 15-Ago-2014
Referência: LIMA, Márcia Conceição Rocha. Concepções de ligações químicas dos estudantes que ingressam no ensino médio. 2011. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2011.
Resumo: No ensino de ciências espera-se que o estudante desenvolva a capacidade de tomar decisões e vincular o conteúdo trabalhado com o contexto social em que este está inserido. A abordagem de conceitos de química nas séries finais do Ensino Fundamental (E.F) requer do aluno uma compreensão mais significativa, desenvolvendo capacidade de relacionar o que é visto em sala com o mundo que o cerca, fazer observações, análises e questionamentos de fenômenos cotidianos. O conteúdo de ligação química é apontado por muitos autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem qualitativa dos conteúdos, evitando detalhamento no nível molecular e atômico que não fazem sentido neste nível de escolaridade. No entanto, o recurso didático mais utilizado nesta fase de escolarização é o livro didático e quando a abordagem não está adequada à série do aluno, há dificuldades no aprendizado ou surgimento de concepções alternativas, muito distantes do conhecimento cientifico. Neste trabalho discutiremos as dificuldades na aprendizagem de ligações químicas e abordagem desta nos livros didáticos e por professores de ciências, a partir de uma pesquisa qualitativa com alunos ingressantes no Ensino Médio de escolas públicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons