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Título: Utilização dos alimentos adquiridos diretamente da agricultura familiar : estudo de caso em Planaltina/DF
Outros títulos: Use of food purchased directly from family farming : a case study in Planaltina/DF
Autor(es): Silva, Zildene Cipriano da
Orientador(es): Rodrigues, Lívia Penna Firme
Assunto: Agricultura familiar
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Merenda escolar
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 14-Ago-2014
Referência: SILVA, Zildene Cipriano da. Utilização dos alimentos adquiridos diretamente da agricultura familiar: estudo de caso em Planaltina/DF. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A presente pesquisa objetivou conhecer a composição e a qualidade da merenda escolar a partir da aquisição de alimentos in natura, obtidos dos pequenos produtores da região, além de identificar se os alimentos estão sendo inseridos nas preparações da merenda escolar, averiguar o manuseio e preparação dos alimentos e verificar a aceitabilidade da merenda ofertada na escola após inclusão das hortaliças e frutas. O interesse por esse tema surgiu a partir do conhecimento do Decreto Lei que torna obrigatório a utilização de 30% do valor repassado pelo FNDE ao PNAE, para a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Além disso, em estágio curricular, a autora vivenciou as queixas dos alunos sobre a composição e qualidade da merenda servida. A pesquisa foi realizada em três instituições de Ensino de Planaltina DF. Para tanto, foram realizadas a coleta dos dados a partir das observações nas cantinas, com a aplicação de questionários semiestruturado com os alunos do 5º ao 9º ano em sala de aula e entrevista com as merendeiras. Os encontros aconteceram de acordo com a disponibilidade das escolas. Os resultados revelaram que 63,34% dos alunos entrevistados; consomem a merenda escolar e 56,67% aceitam as frutas e verduras servidas. Mesmo assim, ainda a preparação mais frequente na merenda, segundo 50% dos alunos, é o leite com biscoito. Mesmo com alimentação gratuita fornecida pelo PNAE, 73% dos alunos consomem alimentos adquiridos na cantina particular da escola. As merendeiras assumem a responsabilidade de compreender todo processo de produção e manipulação dos in naturas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to learn about the composition and the quality of school meals from the food acquisition in-natura, obtained from small producers in the region, in addition to identify if the foods are being inserted in the preparations of school meals and investigate the handling and preparation of foods and the acceptability of the meals offered at the school after the inclusion of greeneries and fruits. The interest in this theme arose from the Decree Law that requires the use of 30% of the amount given by FNDE to PNAE, for the acquisition of food produced by family farming. Moreover, in curricular training, the author experienced the complaints of the students on the composition and quality of meals served. The research was conducted in three Teaching institutions in Planaltina DF. For this, the data collections from the observations in canteens were carried out, with the application of structured questionnaires with students from the 5th to the 9th year in the classroom along with interviews with the cooks. The meetings took place in accordance with the availability of schools. The results showed that 63.34% of the students interviewed consume the school meals and 56.67% accept the fruits and vegetables served. Even so, according to 50% of the students, the most common meal is the milk with biscuits. Even with free food supplied by PNAE, 73% of students eat food purchased in private snack bars inside schools. The cooks assume the responsibility to understand the process of production and manipulation of in-natura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
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