Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaRayaneAlvesBarreto.pdf949,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma nova proposta de recurso didático : a bobina de Tesla para uso em temas do eletromagnetismo
Autor(es): Barreto, Jéssica Rayane Alves
Orientador(es): Costa, Ismael Victor de Lucena
Assunto: Eletromagnetismo
Física - estudo e ensino
Bobina de Tesla
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 14-Ago-2014
Referência: BARRETO, Jéssica Rayane Alves. Uma nova proposta de recurso didático: a bobina de Tesla para uso em temas do eletromagnetismo. 2014. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Pensando nas dificuldades encontradas por alunos do ensino médio na disciplina de Física, uma bobina de Tesla foi construída com o objetivo de ser utilizada como um recurso didático no auxílio dos assuntos do eletromagnetismo. O presente trabalho traz os materiais utilizados na construção da bobina e como proceder com a sua montagem. Quatro experimentos sobre eletromagnetismo foram elencados e a partir daí foi discutido como trabalhar com os experimentos usando a bobina. Considerando que o professor não deve tomar a postura de transmissor do conhecimento, mas construí-lo com os estudantes, entendeu-se a bobina de Tesla como um recurso didático inovador. Apesar de inovadora, não se pode concluir com essa pesquisa questões acerca a aprendizagem significativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons