Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_FabioNepomucenoSilva.pdf3,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cálculo de desempenho, disponibilidade e interferências para radioenlaces
Autor(es): Silva, Fábio Nepomuceno
Orientador(es): Silva, Franklin da Costa
Assunto: Modulação (Eletrônica)
Rádio digital
Radiodifusão
Radioenlaces
Data de apresentação: 14-Jul-2003
Data de publicação: 5-Fev-2010
Referência: SILVA, Fábio Nepomuceno. Cálculo de desempenho, disponibilidade e interferências para radioenlaces. 2003. 92 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Apesar da grande concorrência com o sistema via fibra óptica, o rádio digital possui suas aplicações asseguradas, tornando o estudo do cálculo de desempenho, disponibilidade e interferências necessários. O organismo internacional que define a padronização de desempenho é o ITU-R, onde foi estabelecido que o SES (segundos severamente afetados) é o parâmetro mais crítico, definindo o limiar de operação do sistema. De acordo com o ITU-T a disponibilidade de um sistema é avaliada durante um período de um ano (sendo a média anual), enquanto o desempenho é avaliado mensalmente (escolhendo-se o pior mês). Neste projeto será discutido um dos métodos para a validação e verificação do desempenho e disponibilidade de sistemas de radioenlace, tendo como objetivo final, atender todas as especificações definidas pelo ITU, para que o usuário tenha uma conexão de qualidade e capacitada para atender os serviços solicitados. Também será mostrado uma metodologia para o cálculo de interferência, parâmetro muito importante que deve sempre ser verificado, pois em diversas situações é capaz de derrubar o sistema provocando o SES. Antes da metodologia do cálculo em questão, será apresentado a configuração sistêmica, discutindo e conhecendo os equipamentos e sistema aéreo, tais como o tipo de topologia, freqüência utilizada, configuração do rádio, modulação e demodulação, branching, entre outros, além das possíveis contramedidas realizáveis, para o caso da necessidade de melhorar o desempenho e a disponibilidade, como para o caso onde se têm problemas de propagação. Para o caso da propagação, diversos fenômenos ocorridos na propagação de uma onda de rádio serão vistos, originando a partir destas observações, critérios de visibilidade que auxiliará na definição dos cálculos das alturas das antenas, que dependem, fundamentalmente, da porcentagem do raio de Fresnel que necessariamente estará liberado. Para o caso do dimensionamento de radioenlace é necessário a definição do plano de freqüência a ser utilizado. Para esta seleção utilizam-se diversos mecanismos, que possuem a finalidade de minimizar, ao máximo, as interferências, pois qualquer tipo de degradação é prejudicial ao desempenho e disponibilidade do sistema. Para finalizar, serão desenvolvidas planilhas, onde o cálculo de desempenho e disponibilidade, além do cálculo das interferências, serão demonstrados, contabilizando todas as atenuações e ganhos referentes ao problema em questão. Serão mostrados todos os passos, com todas as fórmulas, tentando ser o mais didático possível.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.07.TCC.813
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.