Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeileFernandesVianaTorres.pdf390,34 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorTorres, Leile Fernandes Viana-
dc.identifier.citationDUARTE, Leile Fernandes Viana. Concepções do trabalho coletivo e suas implicações na prática pedagógica docente. 2013. 46 f. il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília,Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractO trabalho coletivo tem sido uma demanda constante nas diversas instituições, em especial nas instituições escolares, dado a natureza de suas atividades. Assim, esta pesquisa trata das concepções do trabalho pedagógico coletivo e suas implicações na prática pedagógica dos professores do Centro de Ensino Fundamental 03 do Riacho Fundo I, no biênio 2012/2013, com o objetivo de identificar as concepções desse trabalho e suas implicações na prática pedagógica dos professores da citada instituição. Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso. Utilizou-se de questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar as informações. Estas últimas possibilitaram identificar as concepções dos professores acerca do trabalho pedagógico coletivo e a sua proximidade com as definições na literatura. Os dados obtidos também sinalizaram para a valorização dos planejamentos e suas execuções. A operacionalização do trabalho coletivo realizado na instituição caracterizou-se muito mais como um trabalho cooperativo do que colaborativo, com implicações pouco significativas na prática pedagógica docente, em virtude das inadequações das proposições, resultantes da dificuldade em estabelecer objetivos comuns. Dificuldade esta que necessita ser melhor investigada em estudos futuros.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadaen
dc.titleConcepções do trabalho coletivo e suas implicações na prática pedagógica docenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-08-12T14:54:52Z-
dc.date.available2014-08-12T14:54:52Z-
dc.date.issued2014-08-12T14:54:52Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8120-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons