Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_MarcosMaedaFukase.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos não-lineares em sistemas de comunicações ópticas
Autor(es): Fukase, Marcos Maeda
Orientador(es): Soares, Antônio José Martins
Abdalla Júnior, Humberto
Assunto: Telecomunicações
Fibras óticas
Sistemas ópticos
Sistemas de transmissão de dados
Data de apresentação: 11-Dez-2003
Data de publicação: 4-Fev-2010
Referência: FUKASE, Marcos Maeda. Efeitos não-lineares em sistemas de comunicações ópticas. 2003. 74 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os efeitos não-lineares que podem ocorrer em fibras ópticas no contexto dos sistemas ópticos atuais. Inicialmente foi mencionado um breve histórico dos sistemas ópticos de modo a contextualizar o estudo. Em seguida é feita uma caracterização de cada fenômeno a partir da determinação das causas que podem originá-los e suas conseqüências nos domínios espectral e temporal. Como alguns efeitos podem ser usados de forma benéfica para desenvolver novos componentes com maior capacidade, sempre que possível, aplicações para esses efeitos serão comentadas. Foram também feitas algumas simulações incluindo a propagação de um sóliton em um meio não-linear, mostrando as características e vantagens desse tipo de onda.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.808
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.