Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenataPaciniVallsCarvalho.pdf761,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL e o Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura – PDLL : expectativas sobre a ampliação dos espaços de leitura em sala de aula
Autor(es): Carvalho, Renata Pacini Valls
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Políticas educacionais
Leitura - educação
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 7-Ago-2014
Referência: VALLS, Renata Pacini. O Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL e o Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura – PDLL: expectativas sobre a ampliação dos espaços de leitura em sala de aula. 2013. 80, [5] f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa educacional utiliza metodologias qualitativas para alcançar o objetivo de analisar as expectativas de membros da SEEDF sobre o planejamento do uso do recurso do PDAF/2013 destinado à ampliação dos espaços de leitura de sala de aula. Tal trabalho tem os objetivos específicos de (1) analisar a expectativa de educadores sobre o impacto e os resultados pedagógicos que a destinação desse recurso pode provocar a partir da instalação ou ampliação dos espaços de leitura nas salas de aula, (2) e identificar as orientações pedagógicas que os participantes indiquem como essenciais para as despesas do recurso em análise, de forma a constituir uma política estável. A investigação entende a política pública proposta a partir do Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura - PDLL como conquista do Plano Nacional do Livro e da Leitura - PNLL. Assim, 10 participantes foram investigados, sendo que 6 responderam entrevistas, com roteiro semi-estruturado, gravadas e transcritas, e 4 responderam questionários. A escolha dos sujeitos considerou o grau individual de inserção na gestão educacional, abrangendo uma diversidade de experiências educacionais, de modo a alcançar tanto o professor de sala de aula como membros da alta gestão da SEEDF. A análise dos dados coletados foi organizada em categorias, e o exame das expectativas dos participantes indica a gestão democrática referente ao planejamento do uso do recurso financeiro como fator determinante para a efetiva implementação do processo de ampliação dos espaços de leitura nas salas de aula. Na visão dos entrevistados, os elementos essenciais para esse processo são: formação de mediadores de leitura; qualidade e diversidade do acervo; relação colaborativa dos espaços de leitura de sala de aula com a biblioteca escolar e, principalmente, envolvimento da comunidade escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curos (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons