Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EduardoNevesDeOliveira.pdf756,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica como mediadora, frente à violência, em uma escola de ensino fundamental de Santa Maria-DF
Autor(es): Oliveira, Eduardo Neves de
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Coorientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Coordenação pedagógica
Violência na escola
Juventude e violência
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 7-Ago-2014
Referência: OLIVEIRA, Eduardo Neves de. A coordenação pedagógica como mediadora, frente à violência, em uma escola de ensino fundamental de Santa Maria-DF. 2013. 55 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa apresenta como tema, “A coordenação pedagógica como mediadora frente à violência em uma escola de Ensino Fundamental de Santa Maria-DF”. Tem como objetivo identificar como a violência pode interferir no desenvolvimento da juventude e qual o papel da coordenação pedagógica para amenizar esses conflitos. Este estudo tem enfoque qualitativo pautado em pesquisa bibliográfica e de campo fundamentada em vários autores, sendo que os que contribuíram de forma marcante foram: Abramovay (2001), Almeida (2006) e Nunes (2011). O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário para averiguar a relação que os alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental tiveram com a violência dentro da escola e nas proximidades. Com os resultados encontrados por meio da análise de dados, foi possível compreender quais os tipos de violência a que os jovens são mais expostos, os tipos de agressões mais comuns no interior da escola e nas proximidades e qual a responsabilidade do trabalho da coordenação pedagógica para minimizar ou erradicar essa violência. Conclui-se que é preciso trabalhar os relacionamentos interpessoais dentro da escola com a finalidade de restaurar a paz e assim transformá-la em um local melhor para desenvolver as práticas educacionais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons