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Título: Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão
Autor(es): Colherinhas, Gino Bertollucci
Dias, Pedro Henrique Coelho
Orientador(es): Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro
Assunto: Automóveis - projetos e construção
Automóveis - sistema de transmissão
Cinemática das máquinas
Automóveis
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: COLHERINHAS, Gino Bertollucci; DIAS, Pedro Henrique Coelho. Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão. 2014. x, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo do projeto é a otimização por algoritmos genéticos da relação entre aceleração, economia de combustível e máxima velocidade para um veículo automotivo, por meio da seleção da cadeia cinética mais adequada. Para isso será feita uma investigação do desempenho de diferentes configurações de razão de transmissão das diversas marchas, eixos e raio da roda, utilizando métodos probabilísticos. O estudo será realizado em um sistema de transmissão manual. O trabalho torna-se pertinente para aplicação em fase prévia de projetos automotivos, tendo em vista que a seleção da cadeia cinemática é feita geralmente pela experiência do projetista e baseada em análises complexas de cálculo, o que dificulta a repetitividade do processo. No final do projeto, espera-se ter indicativos matemáticos para justificar a seleção de uma determinada configuração de cadeia cinemática, i.e., um veículo que obtenha ótima eficiência. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The target of this project is the optimization by genetic algorithm of the relation between acceleration, fuel economy and maximum velocity of an automotive vehicle by selecting the best fit powertrain configuration. To achieve this goal, the performance of several gears, axles and rolling ratios are going to be investigated using probabilistic methods. The study is going to be made at a manual transmission. Since the powertrain selection nowadays is usually chosen based on the designer experience and under complex calculations without reproducibility, this work is going to be applicable at the initial stage of automotive projects. In the end of this project, it is hoped to obtain mathematical evidence to justify the selection of a powertrain configuration, i.e., a high efficiency vehicle.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.
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