Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8010
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CleideMarciaDeSouzaClimaco.pdf484,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamentos e relacionamentos dos educandos nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Clímaco, Cleide Marcia de Souza
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Coorientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Estudantes
Comportamento humano
Interação social
Professores e alunos
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Jul-2014
Referência: CLÍMACO, Cleide Marcia de Souza. Comportamentos e relacionamentos dos educandos nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. 47 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como foco a investigação dos diversos comportamentos apresentados por alunos inseridos no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) na interação com os colegas e com o professor. Foram abordados na pesquisa os valores explicitados nas suas relações e os principais fatores que influenciam tais comportamentos. O tipo de pesquisa realizado foi a qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação sistemática e o questionário. Os sujeitos de pesquisa foram crianças entre 6 e 8 anos, matriculados na Escola Classe 52 de Taguatinga, juntamente com os professores regentes das turmas de alfabetização da mesma instituição. Os dados coletados mostraram que a interação dos alunos entre si é marcada por vínculos de amizade, predominando um clima harmonioso. E a interação deles com o professor se baseia no respeito mútuo e no carinho. Constatou-se assim a importância de desenvolver ações no sentido de reforçar essas atitudes para que permaneçam ao longo da vida do educando.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons