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Título: Investimento em infraestrutura de transportes e crescimento econômico : o caso da soja brasileira
Outros títulos: Investment in transport infrastructure and economic growth
Autor(es): Gomes, Carlos Filipe Ramalho
Orientador(es): Ellery Junior, Roberto de Goes
Assunto: Desenvolvimento econômico
Infraestrutura (Economia)
Transportes - Brasil
Soja - aspectos econômicos
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 29-Jul-2014
Referência: GOMES, Carlos Filipe Ramalho. Investimento em infraestrutura de transportes e crescimento econômico: o caso da soja brasileira. 2014. vii, 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O artigo analisa os efeitos de investimentos públicos sobre o crescimento econômico das economias nacionais. A literatura existente indica que há uma relação positiva e significante entre investimentos públicos e crescimento do produto. Para o caso brasileiro, tanto os estudos teóricos, quanto os empíricos concluem que essa relação é válida também para a economia deste país. No que diz respeito à infraestrutura de transportes, o país apresenta sua matriz de transportes desequilibrada com concentração no modal rodoviário, em detrimento do ferroviário e hidroviário, o que implica maiores custos ao escoamento do produto nacional. A soja, produto no qual o Brasil possui vantagem comparativa, apresenta custos de produção abaixo de seus concorrentes, todavia essa vantagem na produção não se reflete na competitividade de sua comercialização devido aos custos impostos pela inadequação da infraestrutura de transportes disponível no país. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article analyzes the effects of public investment on economic growth. The literature indicates that there is a positive and significant correlation between public investment and economic growth. For the brazilian case, both theoretical and empirical studies conclude that this correlation is valid for this national economy as well. Regarding the transport infrastructure, the country has its cargo transport unbalanced, concentrating on road transport at the expense of rail and water transports, which implies higher costs to the freight of the national product. The soybean, product in which the country has comparative advantage, has its production costs below their main competitors. However, this advantage in its production is not reflected in the competitiveness of trade, due to the costs imposed by the inadequacy of transport infrastructure available in the country.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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