Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7983
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarlaCristinaBragaAlvesDutra.pdf897,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância da cultura popular dentro da escola e sua valorização no currículo
Autor(es): Dutra, Carla Cristina Braga Alves
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Givãnia Maria da
Assunto: Cultura popular
Currículo escolar
Educação e diversidade
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 28-Jul-2014
Referência: DUTRA, Carla Cristina Braga Alves. A relevância da cultura popular dentro da escola e sua valorização no currículo. 2013. [43] f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa realizada trata da questão da cultura popular dentro das escolas, suas potencialidades pedagógicas e importância dentro do currículo. Discute também a ausência de um trabalho efetivo e direcionado relacionado à essa temática, e o desconhecimento por parte dos alunos e suas famílias da cultura popular. Mostra que o trabalho pedagógico realizado com a abordagem desta cultura abrange além das áreas do conhecimento também a questão da valorização dos sujeitos dentro de sua história de vida e suas potencialidades não só como consumidores de cultura, mas como produtores e transmissores desta cultura. Com o objetivo de despertar o olhar crítico dos alunos e o autorreconhecimento de seu potencial como ser produtor de cultura, foi feita uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica em uma sala de aula composta por 20 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Séries Iniciais), que preencheram junto com seus familiares um questionário no qual responderam perguntas referentes à sua ascendência bem como ao conhecimento que possuíam sobre a cultura popular de seu local de origem. Com base nesses dados foram realizadas oficinas que trataram de aspectos distintos da cultura popular. O trabalho realizado demonstrou que a cultura popular precisa ser resgatada nas escolas, pois essas ainda encantam as crianças de hoje e colaboram para o desenvolvimento de aspectos necessários a realização da cognição por meio da: concentração, audição, memorização, coordenação motora entre outros. Foi demonstrado também por meio da pesquisa a importância por parte do profissional de educação de conhecer a origem de sua clientela.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons