Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeonardoDeJesusMendes.pdf505,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Condições estruturais e culturais para o uso das mídias da educação segundo alunos, gestores e professores de uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Mendes, Leonardo de Jesus
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Oliveira, Dalva de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Internet na educação
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 28-Jul-2014
Referência: MENDES, Leonardo de Jesus. Condições estruturais e culturais para o uso das mídias da educação segundo alunos, gestores e professores de uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal. 2013. [42] f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho investigou de que maneira são utilizados os recursos tecnológicos disponíveis na escola. No contexto escolar atual fica difícil imaginar gestores, professores e alunos realizando suas atividades pedagógicas diárias sem que, em algum momento, contem com o auxílio de computadores, tablets e celulares conectados à internet, além é claro de outras mídias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de 3 questionários para gestores, professores e alunos do Centro de Ensino Fundamental 07 de Ceilândia. Após aplicação dos questionários e análise dos dados, percebeu-se que há, sim, por parte de gestores, professores e alunos uma vontade em ampliar a utilização dos meios tecnológicos disponibilizados pela escola num contexto pedagógico. Porém, ficou evidente que a escola ainda precisa percorrer um longo caminho, no sentido de romper as barreiras culturais que impedem o pleno uso das TIC´s na sala de aula, com a formação continuada dos professores e a valorização de projetos que envolvam essas tecnologias. A análise dos dados sugere ainda a necessidade de se repensar urgentemente as estruturas, os investimentos e as políticas públicas referentes à implantação e utilização das mídias tecnológicas nas escolas, para que possam ser aplicadas com dimensões didático-pedagógicas, que viabilize verdadeiramente a transmissão e assimilação do conhecimento, dinamizando as aulas e demais atividades dentro e fora da escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons