Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7971
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GlaucileneTorresArrudaBarreto.pdf216,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação escolar : entre a aprovação e a reprovação
Autor(es): Barreto, Glaucilene Torres Arruda
Orientador(es): Soares, Enilvia Rocha Morato
Coorientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 25-Jul-2014
Referência: BARRETO, Glaucilene Torres Arruda. Avaliação escolar: entre a aprovação e a reprovação. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho foi produto de uma pesquisa realizada com alunos e a professora de uma turma do 5º do Ensino Fundamental de um colégio público da cidade de Padre Bernardo-GO. O processo investigativo foi realizado como objetivo de analisar o entendimento dos sujeitos participantes do estudo sobre a avaliação escolar, bem como a relação entre o modo de avaliar da docente interlocutora do estudo e a aprovação ou reprovação dos estudantes. O estudo fetivou-se por meio de uma abordagem qualitativa das informações que foram levantadas em campo por meio de questionários aplicados à professora interlocutora do estudo e os seus alunos. Os resultados do trabalho desvelaram que, tanto a professora quanto os alunos não tinham uma clara compreensão acerca do caráter formativo da avaliação, associando-a a simples verificação das aprendizagens e/ou obtenção de notas. Percebeu-se ainda que, tanto a professora quanto os alunos atribuíam a eles próprios a responsabilidade por sua reprovação, eximindo a escola do seu papel de ensinar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons