Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BarbaraKellenFerreiradeSouza.pdf604,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de adequação da metodologia gestão de projetos no plano de trabalho gestão nacional de sistemas de integração-lavoura-pecuária-floresta da Embrapa Cerrados
Autor(es): Souza, Bárbara Kellen Ferreira de
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Gestão de projetos
Embrapa Cerrados
Projeto de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 24-Jul-2014
Referência: SOUZA, Bárbara Kellen Ferreira de. Proposta de adequação da metodologia gestão de projetos no plano de trabalho gestão nacional de sistemas de integração-lavoura-pecuária-floresta da Embrapa Cerrados. 2014. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo aborda uma proposta de modelo de gestão de projetos para o plano de trabalho Gestão Nacional da Embrapa. O projeto elaborado pela Embrapa teve com o objetivo de adoção e expansão de tecnologias sustentável, o sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em âmbito nacional. Com base na literatura pertinente, argumenta-se que a utilização da metodologia de Gestão de projetos colabora com a organização e um melhor planejamento de um projeto, pois, existem ferramentas que são propícias para a elaboração de projetos, portanto para desenvolver o referido modelo de gestão de projetos, foi realizada pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de análises bibliográficas e documentais. O resultado dessa pesquisa possibilitou discriminar o projeto Gestão Nacional da empresa em questão e a partir disso inserir as ferramentas propondo a metodologia de gestão de projetos. Primeiro foi feito a abordagem do conceito gestão de projetos, depois o que é o gerenciamento em si, e em seguida, identificou o ciclo de vida do projeto, pois, é importante para entender as fases do projeto, assim facilitando a aplicação da técnica de gestão; os grupos de processos, permitindo a visualização de cada etapa, assim, identificou-se os objetivos do escopo, meta e tarefas para a elaboração do modelo proposto. Dessa forma conclui-se que a elaboração de um modelo de gestão de projetos para o plano de trabalho Gestão Nacional, facilita a elaboração, a visualização e a organização para conter um planejamento eficaz e eficiente para um projeto, obedecendo aos critérios do trade-off, resultando, ao cumprimento do prazo, com os custos previstos e com a qualidade exigida.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons