Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_AlaorFariaMiguel.pdf623,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de monitoração da qualidade da energia elétrica : aspectos normativos e sugestões de características para um futuro protótipo
Autor(es): Miguel, Alaor Faria
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Nascimento, Francisco Assis de Oliveira
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - legislação
Energia elétrica - qualidade
Data de apresentação: Fev-2003
Data de publicação: 2-Fev-2010
Referência: MIGUEL, Alaor Faria. Sistema de monitoração da qualidade da energia elétrica: aspectos normativos e sugestões de características para um futuro protótipo. 2003. 71 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Há algumas décadas atrás, o estudo da Qualidade da Energia Elétrica (QEE) possuía pouca importância, uma vez que os equipamentos até então utilizados eram menos sensíveis aos fenômenos relacionados à qualidade, e o número de dispositivos eletrônicos não era tão expressivo. Entretanto o cenário hoje é bem diferente. O uso de aparelhos microprocessados vem se difundindo bastante a cada dia – desde simples eletrodomésticos até processos industriais automatizados – o que tem aumentado significativamente a sua vulnerabilidade frente a fenômenos transitórios intrínsecos aos sistemas elétricos. Disso resulta um crescimento considerável do número de interrupções, provocando prejuízos cada vez maiores. Tal fato vem adquirindo importância estratégica, tanto para os consumidores, como para as empresas de energia elétrica, forçando, em todo o mundo, a adoção de procedimentos normativos que possibilitem o gerenciamento do sistema elétrico dentro desse novo contexto de operação. Diversos esforços têm sido voltados à elaboração de uma nova legislação brasileira para regulamentar o setor no âmbito da QEE, requisitando diversos tipos de ações, metodologias e resultados. Uma dessas ações está voltada à proposição de um protocolo de medição, o qual definirá as características e os requisitos técnicos necessários a futuros sistemas de monitoração da qualidade da energia. Neste ínterim, surge a idéia do desenvolvimento desse estudo, que, em linhas gerais, visa fazer uma análise da legislação e dos trabalhos disponíveis atualmente e propor algumas diretrizes para o protocolo a ser implantado pela ANEEL, incluindo algumas sugestões para um futuro protótipo de sistema de monitoração da QEE.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.02.TCC.795
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.