Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeboraOliveiradeSousa.pdf791,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interrupções do processo de formação escolar dos estudantes da EJA : em foco o desinteresse pela escola e dificuldades com as disciplinas, em especial, a matemática
Autor(es): Sousa, Débora Oliveira de
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Matemática
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Motivação na educação
Matemática - estudo e ensino
Etnomatemática
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: SOUSA, Débora Oliveira de. Interrupções do processo de formação escolar dos estudantes da EJA: em foco o desinteresse pela escola e dificuldades com as disciplinas, em especial, a matemática. 2014. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local é a etapa final do II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA. Partindo da dificuldade encontrada pelos estudantes da EJA em permanecerem na escola e levarem adiante o seu processo de escolarização, e dos professores, em fazerem com que suas aulas sejam mais significativas para o estudante da EJA, propomos, com base no referencial da etnomatemática e educação libertadora, a ressignificação dos conteúdos das disciplinas, em especial da Matemática, por meio da valorização das experiências e dos conhecimentos dos estudantes, integrando aos conteúdos programáticos as aspirações, curiosidades e saberes que eles já possuem. Promovendo a integração das disciplinas, objetivando minimizar as idas e vindas do educando ao processo de escolarização, buscando proporcionar a sua permanência na escola, tornando a sala de aula um ambiente mais atrativo, com aulas mais dinâmicas através do uso da tecnologia.
Abstract: This Draft Local Intervention is the final step of II Specialization in Diversity and Citizenship Education Course, with emphasis on Youth and Adult Education (EJA). Starting from the difficulty found by students on YAE (EJA) for remaining in school and carrying forward the schooling process, and still, for the difficulty of many teachers for planning more meaningful classes to their students, we propose, based on the framework of ethnomathematics and liberating education, reframing of the disciplines, particularly mathematics, through the application of experiences and knowledge of the students, integrating the programmatic content aspirations, curiosities and acquirements they already have. So will be important promoting the integration of disciplines, aiming to minimize the comings and goings of the student in the schooling process, seeking to provide their permanence in school, making that classrooms be more attractive and classes more dynamic through the correct use of technology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons