Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FabioHenriquedaSilva_HarineideMadeiraMacedo_banner.pdf100,85 kBAdobe PDFver/abrir
2014_FabioHenriquedaSilva_HarineideMadeiraMacedo.pdf583,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCáceres, Elaine Filomena Chagas-
dc.contributor.authorSilva, Fábio Henrique da-
dc.contributor.authorMacedo, Harineide Madeira-
dc.identifier.citationSILVA, Fábio Henrique da; MACEDO, Harineide Madeira. Permanência e sucesso na Educação de Jovens e Adultos: a matemática revisada. 2014. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractNa modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a evasão escolar é um grande e constante desafio para os sistemas de ensino, que lidam com a desmotivação dos profissionais da educação e dos alunos remanescentes. No ensino da Matemática a desmotivação ocorre menos pela dificuldade de aprendizado do que pela não identificação dos alunos com os conteúdos estudados. Essa dissociação dos estudos com a realidade pode estar contribuindo com a evasão na EJA e esta é a hipótese em que se ampara este trabalho, que tem como lócus o Colégio Ulysses Guimarães, em Águas Lindas de Goiás, e como foco o Ensino Médio, 2º ano.Para tanto,as ações estão voltadas para a reformulação curricular da Matemática do 2º ano, concomitante à proposta de se rever as habilidades constantes no currículo escolar oficial sugerido pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás e adotado por todas as unidades escolares.O bom cumprimento dos objetivos desta proposta requer o envolvimento total da escola e o acompanhamento e avaliação do Projeto, que será realizado durante o presente ano letivo. Espera-se como resultado que a adoção de aprendizagens significativas contribua para: a redução da evasão escolar, o engajamento de outras disciplinas e segmentos, bem como para a permanência e sucesso dos alunos remanescentes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.titlePermanência e sucesso na Educação de Jovens e Adultos : a matemática revisadaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-22T22:32:52Z-
dc.date.available2014-07-22T22:32:52Z-
dc.date.issued2014-07-22T22:32:52Z-
dc.date.submitted2014-04-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7944-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1On mode of Education of Youth and Adults (EYA) truancy is a major and ongoing challenge for education systems, which deal with the lack of motivation among education professionals and the remaining students. On the teaching of mathematics the discouragement occurs less because of the difficulty of learning than the non-identification of students with content studied. This decoupling of the studies with reality can be contributing with the evasion on EYA and this is the hypothesis that sustains this work, whose locus is the Colégio Ulysses Guimarães, located in Águas Lindas de Goiás, and focused on High School, 2nd year. To this end, actions are aimed at reshaping the curriculum of mathematics in the sophomore class, concurrent with the proposal to review the skills listed in the official curriculum proposed by the Education Department of Goiás and adopted by all schools. The proper fulfillment of the objectives of this proposal requires the full involvement of the school and the monitoring and evaluation of the Project, which will be held during the current school year. It is expected that the adoption of meaningful learning contributes to a reduction in truancy, the involvement of other disciplines and segments, as well as to the permanence and success of the remaining students.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Matemática-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons