Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_Raimundo_Rafaela_Leonel_banner.pdf178,05 kBAdobe PDFver/abrir
2014_RaimundoSilveira_RafaelaMesquita_LeoneldoNascimento.pdf367,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da leitura e da literatura modernista brasileira na formação crítica do aluno da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Silveira, Raimundo de Jesus
Mesquita, Rafaela Vilarino
Nascimento, Leonel Guimarães do
Orientador(es): Tavares, Marcela Souto de Oliveira Cabral
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Língua Portuguesa
Assunto: Leitura - educação
Prática de ensino
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: SILVEIRA, Raimundo de Jesus; MESQUITA, Rafaela Vilarino; NASCIMENTO, Leonel Guimarães do. A importância da leitura e da literatura modernista brasileira na formação crítica do aluno da Educação de Jovens e Adultos. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Entender os fatores de relevância para as ações escolares a fim de possibilitar o progresso da escola na formação de cidadãos, partindo da importância do ato de ler, é questão indispensável para a intervenção proposta. Neste sentido, este trabalho busca oferecer uma reflexão sobre a importância da leitura no processo de formação crítica dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos por meio do estudo da Literatura Modernista Brasileira e discutir as relações existentes entre desigualdades sociais, exclusão e prática de leitura. É apresentada uma descrição dos projetos desenvolvidos durante a aplicação deste trabalho, os quais buscaram oportunizar, à comunidade a que se destina, a construção de uma visão autônoma, crítica e reflexiva através do desenvolvimento e consolidação da prática da leitura.
Abstract: Understand the factors of relevance for educational actions in order to allow the school's progress in the formation of citizens, taking into account the importance of the Act of reading, is a matter essential to the proposed intervention. In this sense, this work seeks to offer a reflection on the importance of reading in the critical formation of the subjects of Education of Youth and Adults through the study of Brazilian Literature Modernist process and discuss the relationship between social inequality, exclusion and reading practice. There is a description of the projects developed during the implementation of this work, which ones sought to create opportunities, to the community it is intended for, the construction of an autonomous, critical and reflective vision through the development and consolidation of the practice of reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons