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Título: Exposições e sentidos : análise da exposição “Poeira, Lona e Concreto” do Museu Vivo da Memória Candanga (2014)
Autor(es): Alves, Ingridde dos Santos
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museus - Brasília (DF)
Brasília (DF)
Exposições de arte
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: ALVES, Ingridde dos Santos. Exposições e sentidos: análise da exposição “Poeira, Lona e Concreto” do Museu Vivo da Memória Candanga (2014). 2014. 143 f., il. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia é o resultado de uma análise sobre a exposição de longa duração “Poeira, Lona e Concreto” do Museu Vivo da Memória Candanga, Brasília/DF. Realiza, inicialmente, um estudo acerca da composição da linguagem e do sentido nas exposições museológicas. Em seguida, apresenta a história do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, seu tombamento e sua transformação em museu, o Museu Vivo da Memória Candanga. Por fim, analisa a referida exposição a partir de três eixos de análise, quais sejam: a produção do sentido, a distribuição do sentido e a realização do sentido. A presente pesquisa confirma que o sentido pretendido com a exposição “Poeira, Lona e Concreto” é o sentido obtido, mesmo tendo identificado elementos de descontinuidade na narrativa durante o percurso expositivo. Reitera, igualmente, a importância do profissional da área de Museologia nessas instituições.
Abstract: This monograph is the result of an analysis about the long duration exposition “Poeira, Lona e Concreto” of the Museu Vivo da Memória Candanga, Brasília/DF. It performs, initially, a study about the composition of the language and the sense in museological expositions. Then, it presents the history of the ancient Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, its tipping and transformation in museum, the Museu Vivo da Memória Candanga. Finally, it analyses the present exposition from three axels of analysis, namely: the production of sense, the distribution of sense and the realization of sense. The present research confirms that the sense intended with the exposition “Poeira, Lona e Concreto” is the sense obtained, even if discontinuity elements have been identified in the narrative during the expositive route. It reiterates, likewise, the importance of the professional of the Museology area in these institutions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2014.
Aparece na Coleção:Museologia



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