Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaLuizaCardosoZandonade.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento de propriedades e caracterização do sistema produtivo do maracujazeiro na região do Pipiripau (Brasília – DF)
Autor(es): Zandonade, Maria Luiza Cardoso
Orientador(es): Miranda Filho, Reinaldo José de
Assunto: Maracujá
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: ZANDONADE, Maria Luiza Cardoso. Mapeamento de propriedades e caracterização do sistema produtivo do maracujazeiro na região do Pipiripau (Brasília – DF). 2014. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta um breve estudo sobre o sistema de produção do maracujazeiro na região do Pipiripau. Serão abordados temas referentes aos aspectos gerais do maracujazeiro e os aspectos edafoclimáticos. Em seguida, serão discutidos temas relacionados ao manejo do maracujá, bem como um relato de como é feita a comercialização dessa fruta. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionário semiestruturado aos produtores de maracujá, assim como elaboração de mapas através do georeferenciamento para auxiliar na identificação das propriedades produtoras e seus respectivos pomares de maracujá. Os resultados obtidos foram que através do georeferenciamento de uma determinada região é possível gerar mapas temáticos que contribui na quantificação de áreas e entre outros atributos que leva a identificar, entre outros aspectos, a distribuição dessas áreas para que facilite e ajude no trabalho de monitoramento das ações realizadas em determinada região. Também foram obtidos resultados quanto às comunidades do Núcleo Rural Pipiripau, Pipiripau I, Maria Velha, Cerâmica Dom Bosco, Assentamento Fazenda Larga e Assentamento Oziel Alves III que produzem maracujá, a área total de cada uma delas, suas propriedades e seus pomares. Por fim foram levantados dados sobre forma de cultivo, propagação e aquisição de mudas, tipo de suporte utilizado pelos produtores, forma de adubação e irrigação, espaçamentos utilizados, forma de polinização, principais pragas e doenças do maracujá na região, prática de colheita e forma de comercialização, que cacterizaram o sistema produtivo do maracujazeiro da região. Conclui-se que com o mapeamento foi possível detalhar a caracterização do sistema produtivo do maracujazeiro nesta região, definindo-o com um sistema predominantemente com mudas trazidas de fora da propriedade, sendo a cultura implantada pela grande maioria a céu aberto e com suporte em espaldeira vertical. Caracterizado pelo predomínio da utilização de irrigação por sistema de gotejamento, prática da poda de formação e polinização de forma manual. Na região são utilizados diversos espaçamentos para a cultura. Os produtores não possuem o hábito de fazer a análise de solo antes do plantio, e a adubação predominantemente utilizada pelos produtores é a organomineral. Outro aspecto comum identificado no sistema de cultivo do maracujazeiro no Pipiripau, é que a colheita é feita geralmente duas vezes por semana, sendo os frutos vendidos de forma in natura e também como polpa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons