Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EmilioGomeMartins.pdf275,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de ensino e aprendizagem musical : um estudo de caso na banda de música do Colégio Militar
Autor(es): Martins, Emilio Gomes
Orientador(es): Vilela, Cassiana Zamith
Assunto: Prática de ensino - música
Bandas (Música)
Música - instrução e estudo
Aprendizagem
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: MARTINS, Emilio Gomes. O processo de ensino e aprendizagem musical: um estudo de caso na banda de música do Colégio Militar. 2013. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de ensino e aprendizagem na banda do Colégio Militar, tendo como objetivos específicos verificar que tipo de formação o mestre da banda possui e como ele relaciona sua formação com sua atuação; verificar de que maneira é organizado o ensaio na banda; analisar quais os métodos e repertórios utilizados pelo mestre da banda e compreender como é a relação dos alunos na banda. A abordagem foi qualitativa, tendo como método o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada com o mestre da banda e observações dos ensaios gravadas em vídeo. Os resultados mostram a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem na banda, sendo que esses dados podem colaborar com os cursos de formação específicos para esses contextos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this research was to investigate the process of teaching and learning in the band at the Military College, having aimed at verifying what kind of training the master of the band has and how he relates his training with his performance; verify how the test is organized in the band; analyze which methods and repertoires used by the master of the band and understand how the relationship of the students in the band. The approach was qualitative, with the case study method. Data collection was conducted through semi-structured interview with the master of the band of the tests and observations video taped interview. The results show the complexity of the processes of teaching and learning in the band being that these data can collaborate with specific contexts for these training courses.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons