Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TaianeSilvaAlmeida.pdf457,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e coordenação : o trabalho coletivo pedagógico na escola
Autor(es): Almeida, Taiane Silva
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Coorientador(es): Silva, Jeane Medeiros
Assunto: Identidade corporativa
Coordenação pedagógica
Planejamento estratégico
Pedagogia
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: ALMEIDA, Taiane Silva. Educação e coordenação : o trabalho coletivo pedagógico na escola. 2013. 55 f. il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada trata do desenvolvimento do trabalho pedagógico coletivo, com o objetivo de compreender a identidade coletiva da escola, valorizando o trabalho realizado no espaço da coordenação pedagógica, especialmente pelo coordenador pedagógico. O trabalho colaborativo é capaz de modificar a realidade e trazer benefícios para o espaço escolar, desde que conte com o empenho e compreensão de todos os atores envolvidos, equipe gestora, equipe pedagógica, docentes, auxiliares de educação, pais e alunos. Na gestão democrática, busca-se a escuta e participação de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, de forma que se obtenha a opinião e ação de todos em busca de uma escola mais democrática e ativa. É necessário primeiramente que se compreenda o que é o trabalho pedagógico coletivo, e a percepção de que o projeto político pedagógico precisa ser construído, realizado e vivenciado por todos. Deste modo, para demonstrar o que se pretendeu estudar e desenvolver, foi utilizada uma pesquisa metodológica de caráter qualitativa, bibliográfica e com o uso de questionários e entrevistas para colher os dados, além da observação diária do trabalho pedagógico coletivo desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil 307 de Samambaia, bem como do trabalho realizado pelo coordenador pedagógico. Os objetivos foram alcançados, compreendendo-se que o coordenador juntamente com a equipe gestora deve criar estratégias que torne o grupo mais coeso favorecendo a efetivação de um trabalho coletivo pedagógico e a formação de uma identidade coletiva coerente com a realidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons