Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7904
Título: O professor : coordenador como mediador da construção do projeto político-pedagógico
Autor(es): Santos, Altimária de Souza
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Coordenação pedagógica
Qualidade (Educação)
Pedagogia
Aprendizagem
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: SANTOS, Altimária de Souza. O professor: coordenador como mediador da construção do projeto político-pedagógico. 2013. 42 f, il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de contribuições como o coordenador pedagógico pode envolver todos os segmentos na retomada e construção do Projeto Político - Pedagógico da escola com vista à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. O texto traz também referências bibliográficas que comprovam que a coordenação pedagógica oferece condições favoráveis ao planejamento, reestruturação e construção do Projeto Político - Pedagógico e que a figura do coordenador pedagógico tem sido fundamental para promover as discussões coletivas entre todos os envolvidos com o processo educativo no ambiente escolar. Os resultados obtidos comprovam que a participação dos envolvidos no processo educativo ainda não está efetivamente implementada e que a construção do Projeto Político - Pedagógico ainda é um desafio a vencer.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Coorientador(es): Oliveira, Sônia Ferreira de
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AltimariadeSouzaSantos.pdf509,23 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons