Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClariceMachadoAguiar.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O diabo : vítima, ou algoz? : a representação do diabo nas cantigas de Santa Maria (séc. xiii)
Autor(es): Aguiar, Clarice Machado
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Canções infantis
Idade Média - história
Europa - história 476-1492
Justiça (Filosofia)
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: O diabo: vítima, ou algoz?: a representação do diabo nas cantigas de Santa Maria (séc. XIII). 2013. 35 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia propõe o estudo das representações do diabo nas Cantigas de Santa Maria, corpus documental produzido em meados do século XIII, em Castela. Embora se trate de uma fonte amplamente difundida, o tema a ser desenvolvido é inédito, uma vez que o diabo, apesar de ser um personagem muito presente nas Cantigas, ainda não foi estudado nesse universo textual. Ao analisar a relação do diabo com a própria ideia de justiça na Idade Média, por meio das cantigas de milagres, somos confrontados com a necessidade de explicar os conceitos de justiça e de injustiça ligados à atuação desse personagem. Portanto, trata-se de um estudo baseado numa fonte primária, cujas características compilatórias permitem compreender a tradição mariana em Castela, com o objetivo de fazer um exercício que evidencie as lógicas do corpus.
Informações adicionais: Monografia (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.