Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarolineMendesPereira.pdf411,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como a educação especial inclusiva tem sido trabalhada na escola?
Autor(es): Pereira, Caroline Mendes
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 14-Dez-2013
Data de publicação: 19-Jul-2014
Referência: PEREIRA, Caroline Mendes. Como a educação especial inclusiva tem sido trabalhada na escola?. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo científico referente à Educação Especial Inclusiva, que tem por objetivo geral investigar como a Educação Especial Inclusiva tem sido tratada na escola. E por objetivos específicos conhecer a situação do ambiente escolar em relação à Educação Especial Inclusiva; investigar se existem ações relativas à Educação Especial Inclusiva na escola e; investigar quais são as implicações de tais ações. Tal pesquisa justifica-se como meio de conhecer o contexto educacional local em relação à Educação Especial Inclusiva, levando a reflexão de nossas intervenções pedagógicas para compreender como a Educação Especial Inclusiva tem sido trabalhada na escola. O presente tema tem gerado diferentes debates e preocupações para todos que discutem e atuam na educação dentro dos temas transversais da pedagogia problematizadora. O instrumento metodológico adotado na pesquisa foi à observação. E por fim, por meio das análises dos resultados alcançados pela pesquisa, consideramos que o desenvolvimento de uma criança sendo ela deficiente ou não, não está limitada ao espaço físico, mas sim a diferentes fatores e precisamos compreender que cada aluno tem uma maneira própria de desenvolver-se. Assim, cabe ao professor e aos agentes envolvidos na prática pedagógica propiciar meios para que esse desenvolvimento aconteça de forma inclusiva. O aluno “deficiente” não deve ser estigmatizado e sim, encorajado ao desenvolvimento de suas habilidades. O papel da escola e de todos os envolvidos no processo educacional é o de promover as ações e práticas que levem ao objetivo e realização de uma educação valorativa, humanizadora e igualitária a todos. Diante do contexto comprova-se que o diálogo é o grande propulsor para que a Educação Especial Inclusiva seja de fato promovida.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons