Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElianeVieiraSantos.pdf2,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A aprendizagem da leitura e da escrita frente às estratégias de ensino utilizadas na EJA
Autor(es): Santos, Eliane Vieira
Orientador(es): Corrêa, Rosângela Azevedo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática de ensino
Letramento
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 19-Jul-2014
Referência: SANTOS, Eliane Vieira. A aprendizagem da leitura e da escrita frente às estratégias de ensino utilizadas na EJA. 2013. 119, [7] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso surgiu do encantamento e da curiosidade em conhecer e aprender cada vez mais sobre as necessidades da EJA. No passado, as estratégias de ensino eram mecânicas e descontextualizadas da realidade dos educandos. Considerava-se que ensinar a ler era garantir que os educandos conhecessem as letras e seus diferenciados sons, juntassem sílabas e formassem palavras e frases sem nenhum contexto, sem nenhum sentido ou significado para suas vidas. A presente pesquisa tem como objetivo verificar, a partir de relatos de alunos e de ex-alunos da 1ª série do CEF 08 do Guará, se as estratégias de ensino utilizadas pelos professores em sala de aula são eficazes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Caracteriza-se em estudo de caso instrumental, visando o conhecimento ou a redefinição de sua problemática numa abordagem qualitativa. A amostra da população escolhida para a pesquisa foi os alunos do primeiro segmento na modalidade de EJA na instituição Centro de Ensino Fundamental 08 do Guará. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada com 04 professores e 11 alunos de 1ª a 4ª série e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Conhecer o processo de aprendizagem do aluno da EJA é fundamental não apenas para o professor, como também para o aluno, para que juntos possam atingir seus objetivos que é a construção do conhecimento, do ensinar e do aprender a ler e escrever. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This term paper came out from the enchantment and curiosity to know and learn more and more about the needs of adult education. In the past, teaching strategies were mechanical and far from the reality of the students. It was considered that teaching how to read was to ensure that students knew the letters and their different sounds, put syllables together and form words and sentences without any context, without any sense or meaning to their lives. This research’s goal is to verify, based on reports from students and former students of the 1st grade of the school CEF 08 in Guará, whether the teaching strategies used by teacher in the classroom are effective for learning reading and writing. It is an instrumental case study, seeking knowledge or the redefinition of the problem in a qualitative approach. The population sample chosen for the study were the students of the first segment in the adult education system of the institution Centro de Ensino Fundamental 08 of Guará. The data collection was done through semi-structured interviews with 04 teachers and 11 students from 1st to 4th grade and through the analysis of the PPP (Political and Pedagogical Project) of the school. Knowing the adult education student’s process of learning is essential not only for the teacher, but also for the student, so that together they can achieve their goal, which is to construct knowledge and the teaching and learning of reading and writing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons