Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como foco central as brincadeiras e os jogos na Educação Infantil. O objetivo geral foi analisar as brincadeiras e os jogos no processo pedagógico das crianças de quatro anos da Educação Infantil. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo usando principalmente os instrumentos de observação sistemática e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados utilizou como base teórica autores como Antunes (2003 e 2008), Kishimoto (2008), Maluf (2012), Moyles (2002), Rau (2007), dentre outros. Os principais resultados apontam que na instituição pesquisada há uma preocupação com a linguagem oral e escrita das crianças, em que lhes são atribuídos, momentos de ludicidade em consoantes às atividades propostas, mas na maioria das vezes o lúdico é considerado um recurso pedagógico secundário para o processo de aprendizagem. Vale ressaltar que existe uma especificidade da docência na educação da criança de 0 a 06 anos de idade que é o sentido educativo. Ou seja, no processo de aprendizagem dessas crianças não há basicamente um conjunto de conteúdos a serem ministrados com rigidez por um professor, mas sim, a organização de ambientes educativos que promovam a interação com o outro, o acesso às regras, criatividade, desenvolvimento da autoconfiança, autonomia, criticidade e a curiosidade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research has as its central focus the pranks and games in Early Childhood Education. The overall objective was to analyze the games and games in the educational process of children four years da Childhood Education. The methodological approach was mainly qualitative approach using the instruments of systematic observation and semi-structured interviews. Data analysis used as a theoretical basis as authors Antunes (2003 and 2008 ) , Kishimoto (2008 ), Maluf (2012 ), Moyle (2002 ), Rau (2007 ), among others. The main results show that in the research institution there is a concern with oral and written language of children, in which they are assigned, moments of playfulness in consonants the activities proposed, but most of the time the play is considered a secondary teaching resource for learning process. It is noteworthy that there is a specificity of teaching in the education of children 0-06 years of age who is the educational sense. Ie, in the learning process of these children there is basically a set of content to be taught by a teacher with stiffness, but the organization of educational environments that promote interaction with others, access rules, creativity, development of confidence, autonomy, criticality and curiosity. |