Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7872
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FrancielenCamposdeSouzaSantos.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização (língua portuguesa) : direito do aluno, dever do professor e da escola
Autor(es): Santos, Francielen Campos de Souza
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Aprendizagem
Língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Ensino fundamental
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: SANTOS, Francielen Campos de Souza. Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização (língua portuguesa): direito do aluno, dever do professor e da escola. 2013. 112 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo averiguar se os Direitos de Aprendizagem no ciclo de alfabetização Língua Portuguesa, apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), estão sendo garantidos, especificamente a uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública da região central do DF. Foram realizadas observações de aulas e foram aplicadas atividades pertinentes aos eixos para o trabalho de Língua Portuguesa e seus respectivos Direitos de Aprendizagem, pela pesquisadora em período de estágio supervisionado nesta Escola pública do DF. Este trabalho busca avaliar se, em sua prática docente diária, a professora regente desta turma está garantindo aos seus alunos direitos imprescindíveis ao bom desenvolvimento e consolidação da aprendizagem na alfabetização. Para isso, foram planejadas atividades em que alunos demonstraram as suas habilidades em composição de textos, reconhecimento e construção de gêneros textuais, no uso e aplicação da língua oral em diversas situações, na apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) e na leitura. A análise dos dados se realiza a partir da fundamentação teórica de alguns autores de referência, como Bortoni-Ricardo (2004, 2008, 2013), Carvalho (2010), CavazottI (2009), Ferrero (1986, 2001), Marcuschi (1998, 2002, 2005), Soares (1998), entre outros, juntamente com todo o material de formação do PNAIC. Os dados analisados mostraram que a) os Direitos de Aprendizagem no ciclo de alfabetização Língua Portuguesa, nesta turma, ainda não estão sendo garantidos em sua totalidade; b) O trabalho com gêneros textuais ainda é deficitário, nesta turma; c) A prática da leitura é pouco enfatizada e atividades que busquem o incentivo e o gosto pela leitura não é uma constante nesta sala; d) A oralidade é trabalhada possivelmente em alguns aspectos, somente na mediação oral entre a professora e os alunos no cotidiano da sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons