Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7866
Título: | Preconceito x crescimento da educação à distância no Brasil : uma discussão frente à realidade da UnB/UAB no curso de pedagogia |
Autor(es): | Almeida, Nádia Pereira da Silva |
Orientador(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Educação à distância Preconceitos e antipatias |
Data de apresentação: | 19-Dez-2013 |
Data de publicação: | 18-Jul-2014 |
Referência: | ALMEIDA, Nádia Pereira da Silva. Preconceito x crescimento da educação à distância no Brasil: uma discussão frente à realidade da UnB/UAB no curso de pedagogia. 2013. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013. |
Resumo: | O predomínio do preconceito na educação à distância tem se tornado um agente de preocupação. Em função disso, este trabalho procura fazer uma discussão frente à realidade da UnB/UAB, no contexto do Curso de Pedagogia. Para isso, foi construído um panorama histórico da EaD no Brasil e no mundo, bem como apresentada a sua evolução ao longo dos tempos. Consoante a isso, a questão do preconceito foi abordada com o intuito de trazer ao leitor uma reflexão sobre a temática, principalmente por se acreditar na existência da relação e influência do preconceito em função do crescimento da EaD. Essa hipótese também gerou a investigação dos motivos do preconceito e de possíveis contradições em relação à EaD. A metodologia de pesquisa está embasada na perspectiva qualitativa, que está dividida em duas etapas: a análise de conteúdos e a pesquisa de campo. Para tanto, foram selecionados dados em bases eletrônicas, além da aplicação de questionários para alunos do Curso de Pedagogia da UnB - EaD e presencial. O tratamento dos dados se deu através da análise do conteúdo, por meio da qual se constatou a contradição entre preconceito e crescimento da EaD. Por fim, a pesquisa traz para o leitor uma reflexão sobre a realidade da EaD no Brasil, bem como esclarece esta modalidade de ensino e sua evolução histórica. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons