Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnnaCarolinaGomesMendonca.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPimentel, Nara Maria-
dc.contributor.authorMendonça, Anna Carollina Gomes-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Anna Carollina Gomes. Interfaces entre educação e educação corporativa: análise documental do projeto pedagógico de uma universidade corporativa. 2013. 59, 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho acadêmico tem por objetivo geral investigar os fundamentos da Educação Corporativa contempladas no projeto político pedagógico institucional de uma universidade corporativa do Tribunal de Contas da União face aos objetivos institucionais do TCU e concepções pedagógicas. Além disso, busca identificar os objetivos e finalidades da educação corporativa no TCU e analisar os princípios educacionais considerando as concepções referentes a educação de adultos (andragogia) e à capacitação para o trabalho. Para isso, utilizamos como metodologia da pesquisa a análise documental do projeto pedagógico no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), anexo do TCU, responsável pelas ações educacionais realizadas no órgão. Em resposta à análise do documento, reforçamos a crítica frente à educação corporativa que serve aos propósitos das universidades corporativas numa visão majoritariamente mercadológica e competitiva, fugindo da essência pedagógica como a preparação do indivíduo para a sociedade. Corroboramos a importância da pedagogia nessas instituições educacionais, desde a elaboração e formação de um projeto pedagógico até mesmo para a execução e organização de uma ação educacional, em que o planejamento, a execução e a avaliação estão vinculados a um projeto educativo para uma sociedade mais justa e comprometida com a valorização do ser humano. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis academic work has the objective to investigate the fundamentals of Corporate Education addressed the institutional political pedagogical project of a corporate university of the Court of Audit to face TCU's institutional objectives and pedagogical concepts. It also seeks to identify the goals and purposes of education in corporate TCU and analyze educational principles considering the concepts related to adult education (andragogy) and job training. For this, we used as research methodology document analysis of the education program at the Institute Serzedello Corrêa (ISC), Annex TCU, responsible for educational activities performed on the organ. In response to the review of the report reinforced criticism against the corporate education that serves the purposes of corporate universities mostly in marketing and competitive insight, fleeing the pedagogical essence as the preparation of the individual to society. Corroborate the importance of pedagogy in these educational institutions, from the preparation and training of a pedagogical project even for the organization and implementation of an educational action in the planning, implementation and evaluation are linked to an educational project for a fairer society and committed to the enhancement of the human being.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.subject.keywordEducação de adultosen
dc.subject.keywordUniversidade corporativaen
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalen
dc.titleInterfaces entre educação e educação corporativa : análise documental do projeto pedagógico de uma universidade corporativaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-17T22:25:59Z-
dc.date.available2014-07-17T22:25:59Z-
dc.date.issued2014-07-17T22:25:59Z-
dc.date.submitted2013-12-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7862-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons