Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_AlvaroTrajano.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de arquitetura de gerência para a RedUnB usando a plataforma Tivoli TME 10
Autor(es): Magalhães Neto, Alvaro
Moreira, Trajano Passos Ferraz
Orientador(es): Puttini, Ricardo Staciarini
Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto: Redes de computação
Protocolo simples de gerenciamento de redes (Protocolo de rede de computação)
Redes de computação - gerência
Data de apresentação: 2000
Data de publicação: 1-Fev-2010
Referência: MAGALHÃES NETO, Alvaro; MOREIRA, Trajano Passos Ferraz. Proposta de arquitetura de gerência para a RedUnB usando a plataforma Tivoli TME 10. 2000. 93 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
Resumo: Neste projeto são estudados os componentes da arquitetura de gerência SNMP e é concebida e implementada uma estação de gerência para a Rede de Alta Velocidade da UnB (RedUnB) baseada na ferramenta Tivoli TME 10 e em agentes SNMP, RMOM e RMOM-2, MIB e MIB-II distribuídos pelos elementos da rede (switches, hubs, routers e hosts). Inicialmente são apresentadas as teorias envolvidas para a realização deste projeto; é apresentado também o software Tivoli TME 10, assim como suas características e em que ele será útil ao projeto, em especial são tratados o Tivoli TME 10 Framework sobre o qual rodam os módulos, Tivoli NetView e Tivoli Remote Control. Em seguida é apresentada uma proposta de gerência para a RedUnB tendo como base o software utilizado e as experiências realizadas durante o transcurso deste projeto. Como o Backbone do Laboratório de Redes se assemelha ao Backbone da RedUnB, em uma escala menor, foi possível ter uma idéia bastante clara das necessidades de uma rede com o porte e a diversidade de ambientes existentes como o da RedUnB. Finalmente são sugeridos alguns pacotes de gerência do Tivoli, cada um com várias disciplinas que realizam diferentes funções e que seriam de grande utilidade para que a gerência da RedUnB possa ser realizada de maneira eficiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2000.TCC.786
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.