Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo analisar o conceito de alfabetização e letramento, dentro do processo ensino e aprendizagem, com professoras dos 2º e 3º anos do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural, município de Carinhanha- Ba. Este estudo tem como objetivo central analisar o conceito de letramento no âmbito do processo de alfabetização, discutindo entre outras questões, quais as possíveis relações entre alfabetização e letramento bem como as quatro professoras pesquisadas conciliam esse trabalho em suas práticas pedagógicas. Na elaboração do presente estudo foi necessária uma pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados a observação, complementada por questionários abertos e entrevistas semiestruturadas. Para dar sustentação teórica na discussão dos dados coletados, foram necessárias algumas leituras de estudiosos da temática em torno do Letramento, dentre eles destaco: Vigotsky, (1984) Castorina, (1998) Cagliari, (1998) Magda Soares, (2003, 2004, 2009) Oliveira, (1992) Mary Kato, (1986), entre outros. Para análise, discussão e interpretação dos dados recolhidos em campo, optei pela abordagem qualitativa da pesquisa, de natureza descritiva. A análise e discussão dos dados mostraram os seguintes resultados: segundo o dicionário Aurélio, (2005, p. 67) alfabetização é a “ação, modo ou processo de alfabetizar, ou o resultado daí proveniente” e “alfabetizar consiste no ensinar a ler e a escrever”. Para Soares (2003, p. 08) diz que no Brasil “(...) a discussão do letramento surge sempre enraizada no conceito de alfabetização” e as professoras reforçam dizendo que alfabetização e letramento são conceitos diferentes, mas inter-relacionados, que precisam andar juntos, pois, a alfabetização sozinha não é capaz de preparar o educando para os conhecimentos exigidos pela sociedade atual, assim como a criança que mora em uma sociedade letrada não pode ser considerada alfabetizada, se não passar pelo processo de alfabetização. Portanto, a restrição de um desses e a falta de materiais didáticos são fatores contribuintes para o fracasso escolar. |