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Título: Leitura e escrita : possíveis intervenções nas dificuldades de leitura e escrita dos alunos do 5º ano das séries iniciais
Autor(es): Teles, Valdenir Silva
Orientador(es): Pontes, Elício Bezerra
Assunto: Escrita
Leitura - educação
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: TELES, Valdenir Silva. Leitura e escrita: possíveis intervenções nas dificuldades de leitura e escrita dos alunos do 5º ano das séries iniciais. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Sabemos o quanto é importante à formação de cidadãos críticos e participativos, pois é na escola onde se começa esse desenvolvimento. Deste modo, a leitura e a escrita constituem uma das soluções que podem ser empregados para essa ação tão significante quanto indispensável para o exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem relacionada à leitura e escrita dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Joaquim Tomaz Ferreira da Silva de Colinas do Sul-Go e verificar como a prática docente está trabalhando esta questão, demonstrando que a leitura e a escrita são imprescindíveis para a aprendizagem do ser humano, pois é por meio delas que se consegue o conhecimento imprescindível ao raciocínio e a interpretação. Foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo de abordagem qualitativa, através da observação e o questionário, com assistência da professora da turma, dos alunos e duas professoras do 5º ano da rede pública municipal. O objetivo era a participação dos alunos das professoras da rede municipal na realização do questionário, mas, como estudam em períodos contrários, não foi possível fazer com que eles participassem. Pude contar apenas com a presença das professoras. As mesmas disseram que o tema atraiu suas atenções, pois a dificuldade na leitura e na escrita também é apresentada pelos seus alunos. Ensinar a ler e a escrever é um desafio que vai além da alfabetização, em sentido estrito. O desafio tem a ver com incorporar os alunos à cultura da escrita, fazer com que todos sejam membros plenos da comunidade de leitores e escritores. Por meio da pesquisa averiguou-se que trabalhar as práticas mediadoras com o objetivo de juntar a leitura e a escrita de forma coordenada ao dia-a-dia do educando foi uma medida simples que proporcionou efeitos positivos, e que pode ser mais utilizada pela escola, na solução das dificuldades de leitura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de pedagogia a distância, 2013.
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