Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RosangelaMartinsSaraiva.pdf506,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Música na educação infantil
Autor(es): Saraiva, Rosângela Martins
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Música na educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: SARAIVA, Rosângela Martins. Música na educação infantil. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: O presente trabalho monográfico é fruto dos estudos realizados na disciplina de Fundamentos da Linguagem Musical na Educação, do Curso de Pedagogia pela UAB/UnB, momento em que passou a existir a necessidade de repensar o trabalho educativo com a música em relação às crianças da Educação Infantil e como esse trabalho vem sendo compreendido e desenvolvido pelo educador na primeira etapa da Educação Básica. Portanto, o presente estudo tem por objetivo geral investigar como acontece a música na Educação Infantil. E por objetivos específicos: investigar como se organiza a Educação Infantil; investigar como a música está inserida no contexto da Educação Infantil; analisar as experiências musicais numa escola de Educação Infantil; eanalisar a visão e a prática pedagógica do educador em relação à música na Educação Infantil.A pesquisa fundamentou-se, principalmente da perspectiva histórico-cultural, que tem como precursor o pesquisador Vigotski. Utilizou por instrumento metodológico para coleta de dados a observação. Por meio da análise, compreendeu-se que tanto educador como a criança são seres culturais e, portanto, seres de possibilidades para o trabalho educativo com a música na Educação Infantil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons