Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7842
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KatiaLarissaNascimentoLeite.pdf470,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O brincar e a brincadeira como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I
Autor(es): Leite, Kátia Larissa Nascimento
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Atividades lúdicas
Brincadeiras
Ensino fundamental
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: LEITE, Kátia Larissa Nascimento. O brincar e a brincadeira como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O trabalho apresentado tem como tema central o estudo sobre “O brincar e as brincadeiras como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I”, pensando sua aplicabilidade na escola e buscando informações para as nossas inquietações. Dessa forma, foi estruturado com base em levantamento teórico sobre o tema, onde os estudos foram fundamentados em autores como: Antunes (2003), Maluf (2003 e 2012), Dallabona e Mendes (2013), Ribeiro e Batista (2013), entre outros, tendo em vista que esses autores demonstram a importância do brincar no desenvolvimento social e intelectual da criança. A coleta de dados foi levantada mediante uma pesquisa qualitativa, em três turmas, duas do 2º ano e uma do 3º ano, em uma instituição escolar da Rede Municipal de Ensino de Carinhanha/BA, por meio da observação participante, que permitiu um envolvimento maior com o objeto pesquisado e um acompanhamento de perto desse objeto. Dessa forma, como pesquisadora, me tornei parte integrante do grupo investigado. E foi utilizada também a entrevista semiestruturada, que exerce um papel fundamental nas pesquisas cientificas, pois possibilita maior flexibilidade, permitindo um contato direto entre pesquisador e entrevistado.Os dados apresentados demonstraram que as professoras entrevistadas percebem a importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, e que o brincar e as brincadeiras se constituem em possibilidades de aprendizagens para a criança. No entanto, isto não se refle na prática, ainda falta, nessas docentes, maior aprofundamento no conhecimento sobre como desenvolver as brincadeiras e ações mais efetivas na prática em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons