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dc.contributor.advisorCosta Filho, Carlos Roberto Pio da-
dc.contributor.authorMatos, Flávia Marques-
dc.identifier.citationMATOS, Flávia Marques. Exigência de visto para turistas americanos: o custo econômico de uma opção política. 2009. 39 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo avaliar se, do ponto de vista econômico, há uma justificativa para isentar os Estados Unidos da exigência de visto para entrada no Brasil, a lazer ou a negócios, por um período inferior a 90 dias. Apesar das várias restrições no âmbito político da questão, o fato é que pouquíssimos países podem se dar ao luxo de ignorar o mercado consumidor dos EUA. Dados econômicos consistentes do turismo global comprovam essa hipótese. Comparações com os resultados do turismo de outros países da América Latina reforçam-na. Admite-se a importância do Princípio da Reciprocidade. Entretanto, se o expusermos ao ambiente econômico, ele perde a razão. Nesta análise se conclui que, embora os Estados Unidos tenham uma imagem do Brasil prejudicada pela violência, corrupção e descuido da Amazônia, o País pode aumentar a participação de americanos no turismo brasileiro por meio de um processo de facilitação para a concessão de vistos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRelações internacionaisen
dc.subject.keywordTurismo internacionalen
dc.subject.keywordTurismo - aspectos econômicosen
dc.titleExigência de visto para turistas americanos : o custo econômico de uma opção políticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2010-01-29T12:24:08Z-
dc.date.available2010-01-29T12:24:08Z-
dc.date.issued2010-01-29T12:24:08Z-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/783-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1From an economic point of view, this paper aims at the rationalization of exempting visas for US citizens to be admitted in Brazil, on vacation or on business, for a period of 90 days or less. Despite the several restrictions on the political environment, the fact is that only a few countries can neglect the consuming power of the United States. Consistent economic global tourism data can prove this hypothesis. Comparisons with the tourism industry results of other countries in Latin America reinforce it. The importance of the Principle of Reciprocity is considered. Nevertheless, if we expose it to the economic environment, it becomes inappropriate. Despite the negative image of violence, corruption and deforestation of the Amazon captured by the Americans with regards to Brazil, in this analysis we conclude that there can be an increase in the Americans share in Brazilian tourism, as long as facilitating the issuing of visas is concerned.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.783-
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