Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuanaSantosBarros.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração de cartilha informativa e propostas de cardápio, com evolução de consistência, para pacientes ostomizados do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Barros, Luana Santos
Orientador(es): Valério, Nathalia Marcolini Pelucio Pizato
Assunto: Ostomizados
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: BARROS, Luana Santos. Elaboração de cartilha informativa e propostas de cardápio, com evolução de consistência, para pacientes ostomizados do Hospital Universitário de Brasília. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Trata-se da elaboração de um manual prático para paciente ostomizados atendidos pelo ambulatório de cirurgia do Hospital Universtário de Brasília. Estomia, estoma, ostoma ou ostomia é a criação de um orifício para exteriorização de alguma parte interna do corpo com finalidade de drenagem, eliminações ou nutrição por meio de procedimento cirúrgico. As ostomias podem ser temporárias como a traqueostomia e a gastrostomia ou definitivas como colostomia, ileostomia e urostomia. Neste trabalho foi abordado o segundo tipo. Os pacientes ostomizados passam por inúmeras dificuldades, principalmente no período pós-cirúrgico imediato e necessitam de cuidados especiais com sua saúde tanto física quanto mental, portanto o acompanhamento com profissionais de saúde é indispensável. Além da equipe de saúde, o apoio de amigos e familiares é essencial para a boa recuperação e adaptação do paciente. Desta forma, viu-se a necessidade de um maior auxílio ao paciente, com mais informações sobre o seu cuidado diário e atenção dietética. Sendo assim este estudo teve como resultado a elaboração de uma cartilha informativa abordando a definição, classificação, cuidados gerais e nutricionais relativos às ostomias, além da proposta de exemplos de cardápio, com evolução de consistência, para os pacientes. O objetivo foi informar os pacientes, visando sua independência e liberdade para realizar suas escolhas e tratamento clínico e nutricional. Contudo, o acompanhamento periódico com profissionais da saúde é indispensável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons