Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessycaDiasSouza.pdf453,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de sucesso terapêutico após cirurgia bariátrica em mulheres atendidas no Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Souza, Jessyca Dias
Orientador(es): Carvalho, Kênia Mara Baiocchi de
Assunto: Obesidade - cirurgia
Corpo - peso
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: SOUZA, Jessyca Dias. Avaliação de sucesso terapêutico após cirurgia bariátrica em mulheres atendidas no Hospital Universitário de Brasília. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Introdução: A obesidade é uma doença epidemiológica determinada pelo acumulo de gordura corporal de modo excessivo. Existem várias opções de tratamento desta condição, no caso da obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é a opção terapêutica mais comum. O presente trabalho pretende investigar parâmetros de sucesso terapêutico em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica há mais de 24 meses. Métodos: Estudo descritivo, que avaliou 95 mulheres com mais de 24 meses de cirurgia bariátrica no programa de pesquisa e assistência em obesidade (PASSO). Foi realizada entrevista, antropometria e consulta de prontuário para avaliação de sucesso terapêutico determinado pelos parâmetros: (1) perda de excesso de peso (PEP) superior a 50% do peso inicial; (2) manutenção de peso ou reganho inferior a 5% do menor peso pós-operatório alcançado; (3) índice de massa corporal (IMC) pós-operatório esperado e (4) controle de co-morbidades presentes no pré-operatório. Os dados foram analisados em planilha Excell versão 2010. Resultados: Entre as pacientes avaliadas 79,5 ± 22,4% apresentaram PEP superior a 50%, 31,6 ± 2,2 % encontravam-se com manutenção de peso no pós-operatório ou com reganho mínimo de peso, 40,0 % das que apresentavam antes da cirurgia IMC entre 40 e 50 kg/m2, conseguiram alcançar IMC inferior a 35 kg/m2 e entre as pacientes com diabetes e hipertensão arterial no período pré-operatório, 32,6% e 49,5 %, respectivamente, conseguiram controlar esta condição. Conclusão: Nesta amostra, apesar da perda de excesso de peso ter sido adequada para a maior parte dos pacientes, outros parâmetros avaliados não apresentaram a mesma frequência de sucesso, sendo o reganho de peso, a intercorrência mais comum após 24 meses de cirurgia bariátrica. Estes resultados confirmam as limitações da cirurgia bariátrica e sugerem que, a longo prazo, o sucesso global do tratamento pode estar comprometido, o que reforça a importância da manutenção de práticas saudáveis entre obesos operados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons