Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeniseAlvesdeOliveiraMelo.pdf480,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCórdova, Rogério de Andrade-
dc.contributor.authorMelo, Denise Alves de Oliveira-
dc.identifier.citationMELO, Denise Alves de Oliveira. O lúdico como facilitador do processo de ensino-aprendizagem na educação na infantil. 2013. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.en
dc.description.abstractEsta monografia foi realizada por meio de pesquisa de campo na Escola Infantil do interior de Goiás. Tem como tema “O Lúdico como recurso didático para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças do Jardim l”, o objetivo deste trabalho é determinar o valor do lúdico como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil, Jardim I. Ressaltando a importância da ludicidade neste processo de aquisição e construção do conhecimento, por meio de jogos, brincadeiras e brinquedos, sendo que o concreto é o meio em que estas crianças se apoiam para construir o próprio conhecimento. A pesquisa se deu em meio bibliográfico, eletrônico e de campo. A pesquisa de campo teve como método o qualitativo, por meio da observação das aulas do Jardim I em momentos de ludicidade, depois os dados foram coletados e analisados em consonância com a bibliografia escolhida. De acordo com os dados pode-se dizer que as aulas da educação infantil dever ser direcionadas dentro de uma perspectiva lúdica, que priorize a interação e que de oportunidade para as crianças criarem os espaços e as atividades. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis monograph was carried out through field research in Children's inte - rior School of Goiás has as its theme " The Playful as a teaching resource for the development of learn-ing in children of the Garden l" , the aim of this study is to determine the value of recrea-tion as a facilitator of the teaching and learning process of children in early childhood ed-ucation , Garden I. Underscoring the importance of playfulness in this acquisition and knowledge construction process , through play , games and toys, while the concrete is the environment in which these children are supported to build their own knowledge . The research took place in literature , electronic and field environment. The field research was to qualitative method , through the observation of the lessons I Garden in moments of playfulness , after the data were collected and analyzed in accordance with the selected bibliography . According to the data can be said that the lessons of early childhood edu-cation should be targeted within a playful perspective that emphasizes the interaction and the opportunity for children to create spaces and activities.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordJardim de infânciaen
dc.titleO lúdico como facilitador do processo de ensino-aprendizagem na educação na infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-16T02:19:12Z-
dc.date.available2014-07-16T02:19:12Z-
dc.date.issued2014-07-16T02:19:12Z-
dc.date.submitted2013-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7836-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons